sábado, 12 de janeiro de 2013

Natal...



A Luz de Cristo e as trevas do mundo
Dentro de nós, já brilha a verdadeira Luz, mas ainda há muitas trevas em nosso coração

No Natal, Jesus Cristo, Luz verdadeira, veio ao mundo; porém, as trevas do pecado e da morte ainda permanecem. O Evangelista João usa de muitos símbolos e dos contrários – como luz e trevas – para falar sobre a vinda de Jesus Cristo. O próprio Senhor se apresenta a nós assim: “Eu sou a Luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12). Porém, diante das contradições mundanas como a violência, a fome, as guerras e tantos outros tipos de sofrimento, podemos nos perguntar: “Se o Verbo de Deus veio ao mundo como luz, por que ainda há tantas trevas?”.
A resposta a esta pergunta pode estar muito perto, dentro de nós mesmos. Nesse sentido, a oposição entre 'luz' e 'trevas', usada por João em seus escritos, ajuda-nos a iluminar a nossa vida para enxergar a realidade. A verdade é que, dentro de nós, já brilha a verdadeira Luz, que é Cristo, mas ainda há muitas trevas em nosso coração. Em alguns momentos de nossas vidas, somos generosos; mas em outros, somos avarentos e mesquinhos. Há situações em que somos bondosos, mas em outras somos maus e, muitas vezes, não nos reconhecemos. Por vezes, reconhecemo-nos altruístas, preocupados com o bem do próximo; em muitas ocasiões, entretanto, somos egoístas, porque nos preocupamos somente com nós mesmos.  Esta oposição entre luz e trevas perdura em nós, ainda que muito lutemos para vencer as trevas do egoísmo, da vaidade, da ganância, da perversidade, pois o próprio Cristo nos alertou: “Sem mim, nada podeis fazer” (João 15,5b). Sem acolher a Luz verdadeira, que é Jesus, não somos capazes de vencer essa luta contra as trevas, que está no mundo e também dentro de cada um de nós. O Natal, no qual comemoramos o nascimento do Menino Jesus, Filho de Deus, convida-nos a acolher esta Luz que brilha nas trevas do mundo. Como a Virgem Maria, acolhamos com humildade Jesus Cristo, para que a Sua Luz ilumine as trevas da nossa mente e do nosso coração. A Luz de Cristo nos ajudará a vencer as trevas do pecado e da morte em nós, para que possamos também iluminar este mundo (cf. Mt 5,14). Somente assim poderemos ajudar este universo a vencer as trevas da violência, da fome, da guerra, dos sofrimentos desta vida. Porém, essas trevas estarão sempre presentes até a segunda vinda de Jesus. Então, será enxugada toda a lágrima e não haverá mais luto nem morte, nem grito, nem dor, pois Cristo renovará todas as coisas (cf. Ap 21,4-5). As trevas serão definitivamente vencidas pela Luz e acontecerá o Reino dos Céus. Na alegria do Natal, do nascimento do Menino Deus e na esperança da Sua segunda vinda, acolhamos a Sua Luz em nossas vidas, deixemos que ela ilumine nossos pensamentos, palavras e ações para que, iluminados por Ele, possamos ser também luz para este mundo (cf. Mt 5,14). Somente em Cristo seremos cheios do Espírito Santo, como João Batista, e anunciaremos, com ousadia, a Sua volta. Nessa expectativa, peçamos à Virgem Maria a docilidade e a humildade para acolher a vontade do Pai em nossas vidas e anunciar o Senhor que vem: “Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20b).


Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova http://blog.cancaonova.com/tododemaria

Sem comentários:

Vaticano Diocese de Fortaleza CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Código de Direito Canônico www.catequista.net/catecismo/ Canção Nova